segunda-feira, 21 de novembro de 2016

#1 Eu li: Mulheres - Carol Rossetti

Mulheres: retratos de respeito, amor-próprio,
direitos e dignidade
Autora: Carol Rossetti
Editora: Sextante
Páginas: 160
Nota: 5/5
Sinopse: Em 2014, a ilustradora Carol Rossetti começou a desenhar mulheres diversas para testar seus lápis de cor. Nunca poderia imaginar que suas criações despretensiosas ganhariam o mundo e iriam viralizar na internet a ponto de se tornarem matéria na CNN. Com um traço característico e frases inspiradoras, Carol quebrou tabus e espalhou uma mensagem que ecoou em mulheres do mundo todo: somos fortes, merecedoras de respeito e especiais do jeito que somos, independentemente de opiniões e julgamentos alheios. Agora, essa mensagem ganha o formato de livro e inclui textos sobre os temas centrais abordados em suas ilustrações, como corpo, estilo, identidade, relacionamentos e superação.




Mulheres nasceu de uma iniciativa da ilustradora Carol Rossetti que a partir de suas próprias experiências e de relatos de diversas outras mulheres, começou um projeto com ilustrações que abordam de forma despretensiosa temas importantes como padrões sociais, identidade de gênero, feminismo, preconceito, sexualidade e outros diversos.


O livro é dividido em cinco partes: corpomodaescolhaamores valentes. No inicio de cada parte a autora fala sobre o projeto e mostra um pouco do seu ponto de vista sobre o assunto, trazendo em 160 páginas belíssimas ilustrações que são acompanhadas por frases que incentivam a aceitação, sororidade e o amor próprio.
"Não há uma forma única de ser bonita nem a beleza deveria ser o foco principal da autoestima feminina.
Apesar de o livro retratar protagonistas femininas, não é um livro voltado exclusivamente para as mulheres. O público alvo da obra é o ser humano, buscando desconstruir os preconceitos e julgamentos que existem na cabeça de todos, independente de sexo, gênero, cor ou credo.

Nem todas as situações que eu desenho são vividas exclusivamente por mulheres. Várias delas podem ser vivenciadas por qualquer ser humano, e eu convido todos os homens a se identificarem também. Este não é um projeto exclusivamente para mulheres, nem unicamente sobre mulheres, nem sobre todas as mulheres ao mesmo tempo. A decisão de desenhar apenas mulheres foi, em parte, motivada por uma questão pessoal de identificação. Mas, por outro lado, acho interessante, despertar nos homens a chance de se identificar com personagens femininas.
As imagens retratam também temas que costumam causar divergência de opiniões, como são de exemplo o aborto e o feminismo, portanto para que a leitura seja completamente aproveitada, é importante deixar de lado pré-conceitos, julgamentos e ideias de senso comum e depois da leitura quem sabe refletir sobre determinado assunto e tentar entender o porquê de todo o tabu com relação à isso.

Resultado de imagem para carol rossetti aborto
Resultado de imagem para carol rossetti aborto


Por fim, posso afirmar que Mulheres foi a melhor leitura que realizei no ano, não se trata de uma história completamente fictícia, mas sim de situações pelas quais eu tenho certeza que todo mundo já passou, não é atoa que as ilustrações já foram traduzidas para 16 línguas diferentes, e contando. Apesar de ter uma leitura rápida, com toda a certeza Mulheres vai te fazer enxergar situações das quais você já tinha ouvido falar de forma diferente e vai fazer por merecer um espacinho na sua estante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário